Crianças sem transporte escolar, indo para a escola em caminhões ou paus de arara. Essa cena é comum no interior do Maranhão. Mas Palmeirândia,situação semelhante foi registrada por moradores do Povoado Curitiba.
Aproximadamente, 15 crianças, do povoado Curitiba, na zona rural de Palmeirândia, são obrigadas a irem para a escola na carroceria de um caminhão, porque o transporte escolar, que deveria ser oferecido pela Prefeitura de Palmeirândia, não esta passando pelo local.
Alguns moradores que acompanham a dificuldade e o perigo que as crianças enfrentam para conseguir estudar e sonhar com o futuro melhor.
Numa estrada apertada, de chão batido e cheia de buracos, os estudantes vão seguindo aflitos, se segurando com força para não cair. Quando chega a um trecho com asfalto, a velocidade, conseqüentemente, aumenta, e a força nos braços tem que ser maior.
“É muito arriscado! A gente tem que ficar se segurando para não deslizar e cair”, diz um dos alunos.
O caminhão, que normalmente transporta matérias para comunidade, não atende a nenhuma das exigências para transportar as crianças para a escola. Mas essa foi a única solução que os pais encontraram, depois que o micro-ônibus da prefeitura deixou de passar pelo povoado Curitiba.
0 Comentários